O Mulheres Transformam já atendeu quase 300 mulheres na busca pela autonomia financeira em todo o país. Em 2025, em sua 3ª edição, a meta é capacitar 500 mulheres em situação de vulnerabilidade e fazer a diferença na vida de 5 mil pessoas através do empreendedorismo.
O projeto tem como objetivo diminuir o cenário de desigualdade feminina no país. Afinal, ainda existem números alarmantes nesse sentido:
- 58% dos lares em situação de pobreza são chefiados por mulheres
- 22% é a diferença salarial entre homens e mulheres
- A cada 7 minutos, uma mulher é vítima de violência
- 10% é a taxa de desemprego entre as mulheres e 7% dos homens
Donas do próprio dinheiro e das próprias decisões
O empreendedorismo feminino pode ajudar a salvar mulheres em situações de vulnerabilidade. Sobretudo, na violência doméstica, pois garante independência financeira. Afinal, muitas ainda não denunciam seus agressores por serem os provedores do lar (32%), segundo dados do Data Senado.
Outro fator de risco à mulher em situação de vulnerabilidade é a conduta do agressor de impedi-la de trabalhar ou estudar.
Romper o vínculo da dependência econômica é vital para transformar a realidade dessas mulheres.
“Muito mais do que a possibilidade de empreender e de conquistar autonomia financeira, esse programa entrega acesso à dignidade, combate à violência e zela pela segurança na infância. Um território inteiro começa a se levantar quando uma mulher se ergue”, completa Nina Camargo, presidente do Instituto Ascendendo Mentes, parceiro do projeto.
O projeto Mulheres Transformam
Idealizado pelo Instituto Vakinha, o projeto nasceu para impactar a vida de mulheres em vulnerabilidade para que através da capacitação e do empreendedorismo estas tenham mais autonomia, liberdade financeira e dignidade.
“Queremos ser uma ferramenta de transformação, oferecendo conhecimento, gerando confiança e possibilitando que essas mulheres se tornem financeiramente independentes. São sonhos que impulsionamos, negócios que ajudamos a manter e uma economia local que começa a girar”, conta Renata Fehlauer, head de Causas do Vakinha.
Alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, acreditamos que através de iniciativas conjuntas, com apoio de parceiros e doadores recorrentes, teremos todos um futuro mais igualitário, construído a várias mãos.
Como funciona a capacitação do Mulheres Transformam
A capacitação utiliza a metodologia By Necessity® da agência Besouro. Ela é voltada para a abertura de pequenos negócios de zero ou baixo custo, através de princípios básicos da administração.
Dividida em 10 etapas, com linguagem e ferramentas que permitem o acompanhamento a partir de qualquer grau de instrução, ela abrange desde a concepção do negócio até aspectos práticos de gestão.
No ano passado, foram 5 dias de formação presencial completa e 90 dias de mentorias coletivas e consultorias individuais. Lições que geraram dezenas de novos empreendimentos e fontes de renda.
O impacto gerado e as vidas já transformadas
Karen Massierer Pinto sempre quis ter seu próprio negócio. Fez o curso, hoje, tem uma empresa que vende salgados e lanches. “Isso foi uma coisa que o curso me deu: a gente ter esperança de poder sonhar”, contou.
Sentimento compartilhado por Roselaine Lopes, que investiu no artesanato e no serviço de decoração de festas infantis. “Estou pensando até em ampliar os trabalhos”, falou.
Nas duas edições anteriores, quase 300 mulheres participaram. “Em 2024, 14% das alunas aumentaram suas rendas. Quase 60% têm, hoje, seu empreendimento como principal fonte de renda”, comemorou Victória Melo Martins, coordenadora da Besouro de Fomento Social, executora do Mulheres Transformam.
Confira o vídeo-case do Mulheres Transformam 2024
Como ajudar o Projeto Mulheres Transformam
O Projeto Mulheres Transformam 2025 está com uma campanha aberta no Vakinha com meta R$1.5 milhões e qualquer pessoa pode colaborar.
A capacitação irá fornecer às mulheres:
- Conteúdo e Acompanhamento: Capacitação Presencial, Mentorias e Consultorias Individuais;
- Apoio: Transporte Seguro, Alimentação Robusta, Recreação e cuidados para acompanhantes;
- Investimento: Capital Semente para as finalistas das turmas.
Leave a Reply