O Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil é celebrado no dia 15 de fevereiro. Essa data foi criada em 2002 para conscientizar a população mundial e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer Infantil (INCA), cerca de 80% das crianças com câncer podem ser curadas se o diagnóstico for feito cedo e os tratamentos forem realizados em centros especializados. Apesar disso, as famílias que enfrentam o câncer infantil passam por enormes desafios emocionais, físicos e financeiros.
A assistência é fundamental durante esse período tão difícil. Criar uma vaquinha online é uma forma eficiente de pais e mães conseguirem ajuda financeira e se concentrarem no tratamento da criança. Isso porque muitos procedimentos possuem um custo alto e não estão disponíveis pelo SUS ou até mesmo nos planos particulares.
Como a vaquinha pode ajudar?
A vaquinha pode ser criada por amigos ou familiares, e uma das maiores vantagens dela é a facilidade de compartilhar através das redes sociais e enviar atualizações para os doadores. Essas ferramentas possibilitam que mais pessoas contribuam com a causa e ela atinja a meta rapidamente!
Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias, linfomas e tumores cerebrais. Todo o ano são criadas milhares de vaquinhas online para tratamentos que envolvem cirurgias, medicações, imunoterapias, quimioterapias, radioterapias e outros tipos de procedimentos.
Cada doação, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença dando mais conforto e esperança para as famílias.
Conheça a história da Yara Roshner

A pequena Yara tem apenas 5 anos e mora no interior do Espírito Santo. Ela lutava desde 2020 lutava contra um tumor maligno, chamado neuroblastoma grau 4. Esse tipo de câncer é extremamente agressivo e já estava com metástase nos ossos e na medula.
Ela fez 12 ciclos de quimioterapia e foi aceita para o transplante autólogo, onde foi doadora da própria medula. Depois de um ano de tratamento intensivo e mais de 10 procedimentos cirúrgicos, Yara se curou. A massa que ela tinha na suprarrenal esquerda se transformou em benigma e agora é um câncer inativo. Ela já não sente mais tantas dores.
Apesar disso, o seu câncer tem 40% de chance de reincidência. O neuroblastoma é um dos tipos de câncer infantil com a menor taxa de sobrevivência, de apenas 15%, segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
Para os médicos no Brasil, ela já fez tudo o que era possível e precisa conviver com o tumor, que ainda tem 10cm e que para os cirurgiões daqui é inoperável. Recentemente, a Yara foi aceita para um tratamento experimental de DFMO (Difluorometilornitina oral) nos Estados Unidos. Esse medicamento reduz as chances de retorno do câncer maligno para 3% .
Para participar da pesquisa, que tem a duração de dois anos, ela precisa antes fazer a cirurgia de retirada do tumor nos Estados Unidos. Além de pagar pela cirurgia, ela precisa arcar com os custos da internação na UTI e passagens aéreas até o país. No total, Yara precisa arrecadar R$ 600 mil.
Você pode ajudar a transformar a vida da Yara contribuindo na vaquinha! Faça parte dessa corrente, doe também pela chave pix 3425089@vakinha.com.br
Leave a Reply