No Brasil, cerca de 281 mil pessoas vivem em situação de rua. A maior parte dessa população está nas regiões sul e sudeste do país, lugares que atingem as temperaturas mais baixas entre os meses de junho e setembro. Com a Campanha do Agasalho Digital, o Instituto Vakinha está levantando recursos para distribuir cobertores, agasalhados, itens de higiene e alimentos para ajudar quem mais precisa neste inverno.
A Meta da Campanha é arrecadar R$50 mil para distribuir entre instituições das cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Com o valor arrecadado, será possível adquirir kits pelas entidades parceiras e suprir as principais necessidades da população de cada localidade.
Veja como participar!
Para participar da Campanha do Agasalho Digital basta acessar o site e escolher um kit para doar. É possível contribuir com um kit inteiro,escolhendo uma das três opções disponíveis, ou doar um valor à sua escolha, representando parte de um kit.

Confira o passo a passo, a seguir:
- Selecione um dos kits;
- Preencha os campos com seu nome e contato e, em seguida, escolha o melhor método de pagamento entre cartão de crédito, Pix ou boleto bancário;
- Acompanhe todo impacto gerado pela sua doação por meio do Instituto Vakinha
Ao contribuir pelo Instituto Vakinha, você poderá acompanhar todo o resultado das ações realizadas a partir da sua doação. Conforme os valores são repassados e cada instituição realiza entregas com a população local, você recebe relatórios via e-mail para compreender tudo o que foi feito com o montante arrecadado na campanha.
A sua doação estará potencializando os canais de ajuda nas capitais mais frias do país, onde as baixas temperaturas têm sido cruéis com a população que está vulnerável nesses contextos.
A Campanha do Agasalho Digital é uma forma de você contribuir com essa causa, de qualquer lugar do país, com toda a transparência e segurança, que só a maior plataforma de doações da América Latina pode oferecer. É como se você estivesse junto aos agentes locais, fazendo parte da ação, contribuindo com quem mais precisa.
Caso prefira, também é possível doar qualquer valor para a campanha pela chave pix e-mail inverno@vakinha.com.br. Nesse caso, para acompanhar os resultados, é só ficar de olho no site oficial do Instituto Vakinha ou nas redes sociais do Vakinha.
Conheça as Instituições Participantes
São 4 instituições atuantes nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Elas serão responsáveis por realizar a compra dos itens que compõem os kits e também pela distribuição dos mesmos entre a população local.
Em São Paulo, a ONG SP Invisível poderá intensificar o atendimento à população de rua com as doações feitas na Campanha do Agasalho Digital. A organização já atendeu mais de 42 mil pessoas e realizou 132 ações para auxiliar a população de rua de São Paulo, a maior de todo o Brasil. No inverno de 2023, a meta da instituição é distribuir cerca de 10 mil kits para auxiliar a população.
A ONG Mãos Invisíveis presta apoio à população em situação de rua, assim como às famílias em extrema vulnerabilidade de Curitiba e região. Junto ao Instituto Vakinha eles promoverão ações para distribuir os itens arrecadados. A entidade procura ir além do assistencialismo, buscando também dar visibilidade e representatividade a uma população invisível.
Já a Federação Israelita do Rio Grande do Sul promove diversas ações para auxiliar a população de Porto Alegre e região. Em 2022, a campanha do agasalho promovida pela organização arrecadou cerca de 65 mil agasalhos. Este ano, junto ao Instituto Vakinha, a ideia é ampliar ainda mais o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Como união de coletivos, a Rede Com a Rua é uma entidade que atua na defesa da dignidade e dos direitos das pessoas em situação de rua, em Florianópolis – Santa Catarina. Este ano, eles receberão o apoio do Instituto Vakinha para ampliar as ações realizadas na comunidade.
Conheça outras formas de ajudar
Você pode apoiar a Campanha do Agasalho Digital de muitas formas. Além das doações financeiras para ampliar a atuação das instituições beneficentes, nas quatro localidades, também é possível doar agasalhos e cobertores, assim como contribuir trazendo mais visibilidade à causa.
Se você tem algum item como agasalho ou cobertor que não utiliza mais, ou deseja doar itens de higiene e alimentos, é só levar até um ponto de coleta. No site da campanha, é só acessar o Mapa do Agasalho e conferir qual o ponto mais próximo de você.
Outra maneira de ajudar é compartilhando a Campanha do Agasalho Digital com sua rede de amigos e familiares. Quanto mais pessoas ficarem sabendo da causa e de como é fácil ajudar, maior será o impacto gerado na população neste inverno.
O frio castiga, mas a solidariedade aquece.
Faça parte desse movimento e ajude a aquecer as capitais mais frias do país.
Leave a Reply