Quem nunca mandou um “faz um pix” que atire a primeira pedra! O Pix é o serviço de transferência bancária criado pelo Banco Central que permite o envio de dinheiro sem taxas, 24 horas por dia. Ele com certeza mudou a nossa maneira de lidar com dinheiro e facilitou muito a nossas vidas.
Mas apesar de muito inovador, o Pix pode deixar alguns dos nossos dados como CPF e celular expostos. Além disso, quando criamos campanhas de arrecadação é comum que pessoas fiquem receosas e não doem por sentirem a necessidade de uma arrecadação mais transparente.
É por isso que o Vakinha criou o Pix exclusivo para as campanhas abertas na nossa plataforma. Quem opta por fazer sua campanha de doação no Vakinha recebe uma chave Pix exclusiva baseada no ID da sua Vakinha. Assim, é possível receber doação por Pix sem expôr seus dados na internet e trazer segurança para quem doa, que tem certeza que o seu dinheiro está sendo destinado para cumprir a meta daquela campanha e tem a facilidade de doar direto pelo app do seu banco.
Com essa chave Pix exclusiva fica muito mais fácil a divulgação online. Mas não se esqueça que ela deve ser constante e que existem muitas ferramentas disponíveis para isso. Separamos algumas dicas para você divulgar sua vaquinha das redes sociais:
Use a ferramenta de grupos no WhatsApp
Você pode tanto divulgar nos grupos que você já faz parte quanto criar um grupo especial para pedir doações e passar informações sobre o andamento da campanha. Outra ideia legal para não deixar seus contatos chateados com a criação de grupo é usar a ferramenta “lista de transmissão”, que manda uma mensagem individual para várias pessoas de uma vez só.
Chame seus amigos no privado
Seja pelo WhatsApp, pelo inbox do Instagram ou pelo Facebook Messenger, invista o seu tempo chamando seus contatos particularmente, contando a situação e pedindo a contribuição deles. Esse contato mais pessoal ajuda a pessoa a não tratar sua divulgação como spam e pensar mais atenção na sua causa.
Conta a sua história
Uma ótima ferramenta para isso, como o próprio nome já diz, é o Instagram Stories. Nele você pode ir gerando curiosidade ao longo dos posts, contando histórias e inserindo o link de doação ou a chave Pix durante os seus posts do dia. Estudar um pouco sobre storytelling pode te ajudar, é só pesquisar em redes como o YouTube.
Se adapte ao formato de cada rede
Facebook, Instagram, Twitter, TikTok… cada rede tem um público diferente e que se comporta de uma maneira diferente. Entenda como as pessoas usam cada uma dessas redes e crie conteúdos de divulgação que falem a linguagem de cada uma delas. Isso aumenta as suas chances de captar novas doações em diferentes plataformas.
Vem ver algumas dicas de um especialista em Marketing sobre como você pode utilizar as redes sociais para fazer a sua vaquinha alcançar mais doações:
Leave a Reply