Há 365 dias o Rio Grande do Sul vivia uma catástrofe climática sem precedentes: mais de 2 milhões de pessoas, sendo 600 mil fora de suas casas, afetadas por um intenso volume de chuvas. Foi, então, que o Brasil inteiro (e alguns outros países do mundo) se uniram para combater o impossível. Nascia a Maior Campanha Solidária do RS, a principal corrente do bem já vista.
Pretinho Básico, Badin, o colono e Vakinha se uniram para, juntos, fazerem valer a força da solidariedade. A campanha trouxe apoio às famílias no momento mais preciso, promovendo recomeços dignos à toda população atingida. Mais que ajuda, levou-se esperança.
O impacto da Maior Campanha Solidária do RS
Um milhão e trezentos mil doadores contribuíram para que cerca de R$80 milhões fossem arrecadados na Maior Campanha Solidária do RS. Impressionante, não?
Esse contingente populacional equivale, por exemplo, a 17 estádios Maracanãs lotados. Ao todo, mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas pela comunicação da campanha. Além disso, cerca de 100 empresas e 150 influenciadores se envolveram nessa corrente do bem, beneficiando mais de 600 projetos.
Mais campanhas, maior impacto
Além da maior campanha, outras 4.500 vaquinhas foram criadas em prol das vítimas das enchentes do RS. No total, mais de R$127 milhões foram arrecadados, beneficiando milhares de famílias.
Recomeço: limpeza e pintura artística das casas
Com o projeto “Meu Lar de Volta”, viabilizou-se a limpeza de mais de 800 casas com a força de dois mil voluntários. Junto ao projeto “Paredes Com Propósito”, as moradias também receberam novas pinturas estilizadas de artistas da região.
O Movimento SOS Enchentes
A Maior Campanha Solidária do RS integra o Movimento SOS Enchentes, uma causa do Vakinha que nasceu para potencializar o apoio às vítimas de chuvas intensas e aumentar a visibilidade dos pontos de ajuda, em nível nacional.
A plataforma trabalha durante o ano inteiro, reunindo esforços para levar alívio à população afetada por enchentes em todo o país. A iniciativa já direcionou recursos financeiros para vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul e mais recentemente no Piauí.
Desde 2022, o SOS Enchentes atuou em casos históricos pelo Brasil: Rio de Janeiro (2022 e 2023), Rio Grande do Sul (2023 e 2024), São Paulo (2023) e Piauí (2025).
O Impossível não Contava com Vocês: a Maior Campanha de Reconhecimento da História
Em celebração à Maior Campanha Solidária do RS, lançamos a Maior Campanha de Reconhecimento da História!
Um jeito de agradecer todo mundo que se uniu para transformar a realidade de um Estado inteiro. Olhando para trás, alcançar tamanho resultado não parecia possível. Mas o impossível não contava com vocês.
Nosso muito obrigado a todos que tornaram isso possível!
Para conferir a timeline interativa da Maior Campanha de Reconhecimento do Estado, clique aqui.
Leave a Reply